A universidade é o seu lugar nos próximos anos, mas é somente uma etapa na vida. Para não perder tempo demais aqui, procure conhecer bem as normas. Quem cumpre seus deveres e faz valer seus direitos tem mais sucesso e velocidade na trajetória acadêmica.
Normas da Universidade de Brasília
Os documentos máximos da universidade são o seu Regimento e o seu Estatuto. Acesse-os abaixo.
→ Estatuto e Regimento Geral da Universidade de Brasíilia
Guia de Caloura/o e Página de Estudante
Tanto a/o estudante veterana/o quanto a/o caloura/o dispõem de informações. Entre as páginas úteis, estão a Página de Estudante, que reúne informações próprias e links para outras fontes importantes, e o Guia de Caloura/o. É recomendado ler ambos.
→ Guia da/do Caloura/o
→ Página de Estudante
Órgãos do Ensino de Graduação
Os Decanatos são órgãos auxiliares diretamente ligados à Reitoria. As/Os estudantes de graduação têm maior contato com o que acontece no Decanato de Ensino de Graduação (DEG). Além disso, muitas demandas estudantis são intermediadas pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), também responsável pela divulgação do Calendário Acadêmico.
→ Página da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA)
→ Página do Decanato de Ensino de Graduação (DEG)
→ Normas específicas do DEG
Matrícula semestral
A cada semestre, a/o estudante de graduação deve renovar as matrículas em disciplinas. O sistema eletrônico adianta o serviço parcialmente, mas é importante acompanhar o processo para não acabar matriculado em disciplinas ou turmas incompatíveis com a sua disponibilidade ou seu desejo. Caso o sistema não indique as disciplinas desejadas, ajuste sua matrícula, primeiro no próprio sistema, depois, se ainda houver pendências, na Secretaria de Graduação ou, se sua unidade não tiver, com o coordenador de curso. Informações sobre disciplinas estão acessíveis pelo Sigaa, mas, por incompletas e mal-organizadas, dão saudades do MatrículaWeb...
→ Página do Sistema Sigaa
Importante: não digite sua senha Sigaa em sites externos à UnB! Se fez isso, troque sua senha!
resumo do cotidiano da graduação
Índice de Rendimento Acadêmico (IRA)
O chamado Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) é o índice usado pela UnB para restringir acesso de estudantes para projetos (em geral, há um IRA mínimo para participar dos projetos mais concorridos) ou como critério de seleção ou de desempate para matrículas ou seleções internas. A fórmula de cálculo do IRA é ligeiramente complicada, mas vale dizer que:
→ as disciplinas cursadas no primeiro semestre têm peso 1; no segundo semestre, peso 2; e assim até o quinto semestre, em que têm peso 5. A partir do sexto semestre, todas as disciplinas entram no IRA com peso 6;
→ trancar uma disciplina é melhor do que reprovar; porém, como cada disciplina só pode ser trancada uma única vez ao longo do curso, use seu direito com parcimônia;
Os trancamentos de matrícula em disciplinas podem ser feitos até o 50º dia letivo do semestre (o meio do semestre), na secretaria do curso (para calouros) ou pelo Sigaa (para veteranos).
Calculadora de IRA
A maneira mais fácil de simular o seu IRA futuro:
→ Calculadora de IRA
Lembre-se de deixar os campos de trancamentos em branco. Antes, estes impactavam negativamente no IRA; atualmente, não mais.
Menções
Menção, na UnB, equivale à nota na maioria das demais universidades. Para quem se matriculou na disciplina e não a trancou, são seis as menções possíveis, todas pesando no cálculo do IRA:
→ SS - superior (equivalente a uma nota entre 9,0 e 10,0, valendo 5 para o IRA);
→ MS - médio superior (equivalente a uma nota entre 7,0 e 8,9, valendo 4 para o IRA);
→ MM - médio (equivalente a uma nota entre 5,0 e 6,9, valendo 3 para o IRA);
→ MI - médio inferior (equivalente a uma nota entre 3,0 e 4,9, valendo 2 para o IRA);
→ II - inferior (equivalente a uma nota entre 0,1 e 2,9, valendo 1 para o IRA);
→ SR - sem rendimento (equivalente a uma nota zero, valendo 0 para o IRA).
São menções de aprovação: SS, MS e MM. São menções de reprovação: MI, II e SR. Os demais códigos que podem aparecer no histórico escolar, como CC (créditos consignados) ou AP (aproveitamento de estudos), não contam no cálculo do IRA.
Risco de desligamento
A/O estudante entra em risco de desligamento por diversas situações, sendo as principais a não aprovação em quatro disciplinas nos últimos dois semestres (pode ser 4 no penúltimo e zero no último; as quatro no último; não importa. Só haverá problema se, somadas, forem menos de quatro) ou a reprovação por duas vezes na mesma disciplina (fato que pode ser evitado uma única vez trancando-a no prazo legal). Encontrando-se em risco de desligamento, a/o estudante precisa cursar o mínimo de créditos previsto para o curso (busque saber com a coordenação de seu curso). A/O estudante será desligada/o de vez se não for aprovada/o no número mínimo de créditos do curso ou se falhar em ser aprovada/o na disciplina na terceira tentativa. Portanto, a recomendação é a de lograr aprovação mínima em duas disciplinas em cada semestre, não reprovando uma disciplina mais do que uma vez (afinal, a segunda reprovação já leva ao risco de desligamento).
Frequência
A/O estudante deve estar presente ao mínimo de 75% das aulas de cada disciplina em que estiver regularmente matriculada/o. Não é permitido o abono de faltas, qualquer que seja a razão. Atestados médicos e outros documentos nada valem, exceto em caso de concessão do regime de exercícios domiciliares. Estudante com frequência inferior a 75% é reprovada/o na disciplina com menção SR. É comum, no entanto, que certas/os docentes, cientes de que, “no universo da cultura, o centro está em toda parte”, (frase de Miguel Reale inscrita na Praça do Relógio da USP) considerem de forma mais flexível o critério da frequência na atribuição das menções. Consulte a/o docente e confie por sua conta e risco.
Casos especiais
Em alguns casos, a/o estudante pode se ver com necessidades específicas: aproveitamento de créditos universitários cursados fora da UnB, revisão de menções, necessidade de regime domiciliar ou de trancamento geral... Nesses casos, consulte as regras específicas na página do DEG.
→ Normas específicas do DEG
Trabalho de Conclusão de Curso 1
Trabalho de Conclusão de Curso 2
As disciplinas TCC1 e TCC2 se referem à confecção da monografia final obrigatória do licenciando em Química. Consulte o currículo Lattes dos professores do IQ/UnB e solicite a orientação daquele cuja produção tem maior afinidade com os seus interesses acadêmicos e profissionais. Se a sua opção for pela prof.Larissa, entre em contato.
Técnica de Pesquisa em Ensino de Química 1
Técnica de Pesquisa em Ensino de Química 2
As disciplinas TPEQ1 e TPEQ2, de 60 horas práticas cada, constituem uma forma de recompensar a/o estudante de graduação do IQ/UnB que faz pesquisa em nível de iniciação científica. Atualmente, há normas específicas para a realização dessas disciplinas, sendo necessário, ao fim, que a/o estudante apresente seus resultados à comunidade do IQ/UnB. Para cursar estas disciplinas, a/o estudante deve procurar um/a professor/a orientador/a, de forma parecida com o que ocorre com o TCC. Se a sua opção for pela prof.Larissa, entre em contato. Alunos ProIC na área de Ensino de Química têm condições mais favoráveis para cursar as TPEQs com a prof.Larissa. Para saber mais, entre em contato.